Três bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água e sabão

Neste domingo (22), quando se comemora o Dia Mundial da Água, todas as atenções estão voltadas para a luta contra o novo coronavírus e um cuidado de higiene é fundamental para evitar pegar a doença e propagar o vírus: lavar corretamente as mãos. Mas, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), duas em cada cinco pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas para lavar as mãos.

Conforme o Unicef, 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em casa.

O Unicef afirma ainda que 47% das escolas, que abrigam 900 milhões de crianças em idade escolar, não têm um lavatório adequado.

Nos estabelecimentos de saúde de todo o mundo, 16% não tinham banheiros funcionais ou instalações para lavar as mãos nos pontos de atendimento onde os pacientes são tratados.

No Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em média, 83,5% da população é servida por rede de água e apenas 52,4% tem o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado, conforme os dados mais recentes, divulgados em fevereiro. (Agência Brasil)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.