Troca de experiências amplia calendário cultural de Itapetinga
Nesta semana, representantes da Secretaria De Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia realizaram reuniões e visitas técnicas com o objetivo de organizar o calendário cultural municipal.
Em Vitória da Conquista, a equipe se reuniu com a curadora da Feira Literária de Mucugê, a prof.ª Dr.ª da UESB, Ester Figueredo. A troca de ideias e experiências visava a realização da FLIT – Feira Literária de Itapetinga – que está agendada para julho. A feira itapetinguense terá como tema a Literatura e Memórias da Infância e reunirá escritores e leitores de toda a região.
O grupo encontrou ainda o maestro João Omar, coordenador Geral do Núcleo Territorial do Neojiba. Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) realizam ações que acreditam no desenvolvimento humano através de práticas artísticas. Após consolidada a parceria com a ONG, Itapetinga passará a desenvolver, através do Núcleo, atividades técnicas de iniciação musical.
A equipe da secretaria ainda visitou o Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira, de onde também saíram ideias para novos projetos que envolvam cultura, arte e educação no nosso município.
“Quando a cultura se incorporou à secretaria de educação, eu sabia que teríamos uma difícil, mas extremamente importante missão. A arte molda caráter, promove transformações individuais e sociais e provoca ganhos importantes para a mente. A arte transforma vidas e nós vamos fazer o possível para fazer a vida do itapetinguense mais leve e muito mais bonita”, explicou o secretário Fábio Viana.