Uesb leva projetos para 19ª Semana de Ciência e Tecnologia
Já imaginou que a Ciência está presente em nosso cotidiano de forma constante? Para mostrar como o conhecimento científico e tecnológico é parte do dia a dia das pessoas, além de estimular o interesse nessas áreas do saber, teve início, nesta quinta, 20, a programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Vitória da Conquista.
Parceira na realização do evento, a Uesb levou seus projetos de ensino, pesquisa e extensão para um espaço especial montado no Centro Cultural Glauber Rocha. “Estamos trazendo para o estande da Uesb o que ela tem de melhor. A Universidade conta com vários cursos na área de Tecnologia e a tecnologia não só digital, mas também a tecnologia nutritiva, agrícola, entre outras”, afirmou o professor Roque Trindade, um dos articuladores da Uesb para realização da Semana.
Entre os olhares atentos que passaram pelo espaço, estava o de João Inácio Brito, de 8 anos. Estudante do Colégio Paulo VI, João foi atraído para o estande pelas mesas com rochas, minerais, fosseis e outros elementos do projeto “A Geologia como forma de entender o nosso planeta”. Apaixonado por meteoros, o menino pode conhecer um pouco das muitas histórias por trás de cada peça. “Eu achei muito legal. Eu gosto de ver meteoros, mas também gosto de xadrez e de dançar. Eu amei!”, opinou.
Ao lado de João, estava seu pai, Geslaney Brito, um dos estimuladores do garoto na busca pelo conhecimento. Formado em Geografia e estudante de Artes, ele conta que não perdeu tempo em levar João para o espaço, como forma de aproximá-lo do universo da Ciência. “O evento é interessante porque o contato entre as pessoas e a produção do conhecimento deve ser uma constante. Inclusive, ele quem me chamou para cá, para ver as rochas”, conta Geslaney, que ainda completa: “a organização do evento está de parabéns”.
A ciência próxima do cotidiano – Outro projeto disponível no espaço da Uesb foi o Donatello, uma tartaruga robótica usada para o ensino de Geometria e Programação para crianças. A iniciativa é liderada pela professora Alexsandra Andrade, do curso de Matemática da Uesb, e conta com a colaboração de estudantes não só da licenciatura na área, mas, também, de Cinema e Audiovisual, Agronomia e Ciência da Computação.
Com linguagem de programação, o Donatello é capaz de desenhar figuras geométricas. Assim, a ideia é estimular o aprendizado de diversos conhecimentos já na infância. “É importante despertar o interesse das crianças para a Robótica, para a Matemática, para a Programação. Costuma-se achar que a Programação é só para adolescentes e adultos, mas não, tem para criança também. A Robótica é muito acessível para todas as idades”, explica Alexsandra.
Além da educação, a Ciência também está presente em outros momentos da nossa vida, como no ambiente doméstico. “A ciência é vista, pelo cidadão comum, como uma coisa inatingível. Mas, se você observar, a maioria das pessoas tem uma máquina de lavar, por exemplo, em casa. Ali, é um robô, que executa todas as tarefas e entrega sua roupa quase sequinha automaticamente. Então, nós convivemos com a ciência”, lembra o professor Roque.
A Uesb na Semana – Parceira tradicional do evento, a Uesb organizou uma programação dinâmica, com uma série de projetos próprios, que serão apresentados à comunidade até sábado, 22. Com entrada gratuita, o público poderá conferir iniciativas de diversas áreas do conhecimento, bem como ter contato com os cursos de graduação da Universidade.
A 19ª edição do evento traz como tema “O Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e reúne ações de diversas instituições de ensino do município de Vitória da Conquista. Acesse toda a programação aqui.