UESB passa a oferecer Mestrado Profissional em Ensino de História
Nos últimos anos, a pós-graduação stricto sensu vem se consolidando na Uesb. O fortalecimento desses cursos na Universidade se revela pelas centenas de mestres e doutores formados e pela contribuição das pesquisas realizadas em diversas áreas do conhecimento. Nesse processo de expansão e consolidação, agora, a Uesb comemora a aprovação do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).
Esse é um programa de pós-graduação em rede nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Voltado para professores da área de História que estão em atuação na rede de ensino, o curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A aprovação “é uma vitória que vai de encontro ao momento de intensa desqualificação da universidade pública como lugar de produção de conhecimento de forma eficiente, gratuita e de qualidade”, afirma a professora Isnara Pereira Ivo, coordenadora do Programa na Instituição. Ela ainda reforça que “ao contrário do que se tem tentado afirmar, a Uesb constitui um centro de formação de pensamento crítico e tem sido responsável pela qualificação profissional de uma extensa área populacional que abriga, não só a extensa região Sudoeste da Bahia, mas também o Centro/Norte do estado de Minas Gerais”.
A docente lembra ainda que o ProfHistória é de grande relevância, uma vez que irá colaborar para aperfeiçoar os profissionais da região, inclusive aqueles que se graduaram na Universidade. “O curso de graduação em História da Uesb existe há mais de 30 anos e temos sido responsáveis pela formação de várias gerações de profissionais que atuam na área de ensino. Possuímos uma enorme demanda de profissionais que desejam se qualificar, pois os cursos de pós-graduação, em nível de stricto sensu, são muito distantes da região”, enfatiza a coordenadora.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Robério Rodrigues, por ser um mestrado focado na formação de professores, principalmente da rede pública, o curso vai ter um impacto significativo para a melhoria do ensino na região. “Entendemos que a Universidade tem que estar preocupada em formar professores para a melhoria da educação básica, que apresenta, rotineiramente, índices não favoráveis. Uma forma de tentar corrigir isso é qualificando melhor o corpo docente que vai atuar na formação dos alunos da rede básica”, destaca o pró-reitor.
Com a aprovação do ProfHistória, a Uesb passa a contar com 22 programas de pós-graduação, oferecendo 29 opções de cursos, dentre eles sete doutorados e 22 mestrados.