Vestibular 2023: metade das vagas são destinadas a alunos de escolas públicas
Ingressar em uma universidade pública é, para muitas pessoas, um sonho distante. Vindo da zona rural de Barra da Estiva, município da Chapada Diamantina, Bruno Ribeiro chegou a acreditar nisso. Em 2018, o estudante rompeu a distância entre desejo e realidade e se tornou o primeiro dos seus irmãos a ingressar em um curso de nível superior.
“Eu saio de uma família em que eu fui o primeiro a entrar no Ensino Superior – entre meus irmãos, nenhum deles fez faculdade. Hoje, eu vejo como a minha vida caminhou para melhor”, conta Bruno, que ingressou no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Uesb, por meio do sistema de reserva de vagas.
Desde 2008, a Uesb conta com o sistema de reserva de vagas, aprovado por meio da Resolução 37/2008 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Por meio desse sistema, alunos de escola pública têm metade das vagas de cada curso de graduação reservadas nos processos de seleção tradicionais, medida que auxilia a entrada de estudantes como Bruno na universidade pública.
Aluno do Programa Universidade Para Todos, iniciativa das Universidades Estaduais da Bahia em parceria com o Governo do Estado, Bruno lembra, também, dos obstáculos ao longo do caminho e fala que encontrou auxílio na Uesb para ampliar sua formação e, também, superar os desafios financeiros, através de bolsas. Próximo de concluir a graduação, o futuro professor enxerga a importância do conhecimento para o mundo: “a educação tem esse papel, de resgatar as pessoas, de fazer elas entenderem um pouco mais sobre esse planeta em que a gente vive, sobre a história da humanidade e o quê que a gente, a partir disso tudo, quer para o nosso futuro”, afirma.
Quem pode concorrer? – Metade das vagas de todos os cursos de graduação da Uesb são destinadas a candidatos que comprovem a procedência de, no mínimo, sete anos de estudos regulares em instituições brasileiras da Rede Pública de Ensino. Assim, é necessário ter feito parte do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em um desses estabelecimentos públicos de ensino. O sistema de reserva de vagas contempla, também, os candidatos que tenham realizado curso supletivo ou outra modalidade de ensino equivalente, também em escola pública.
Desse total de vagas reservadas, 70% são destinadas aos candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos), segundo classificação étnico-racial adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os outros 30% dessas vagas são para aqueles que não se autodeclarem negros. Ambos devem cumprir o requisito da procedência escolar mencionado acima.
No Vestibular Uesb 2023, os candidatos que se enquadrem nesses critérios e que não sejam portadores de certificado e/ou diploma de curso de graduação podem se inscrever na modalidade “Reserva de Vagas”. A opção deve ser escolhida no ato de inscrição. As inscrições estão abertas até 5 de janeiro. São 44 opções de cursos de graduação disponíveis, distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Clique aqui e faça sua inscrição.
Mais informações, acesse o site do Vestibular e acompanhe os perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo (73) 3528-9695 e copevejq@uesb.edu.br, em Jequié; (77) 3424-8721 e vestibular@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604 e copevit@uesb.edu.br, em Itapetinga.